Quando você tem que vencer um limite ou uma dificuldade, como por exemplo: ficar acordado até mais tarde, aprender uma nova lição, cumprir uma obrigação, tentar uma vaga na faculdade, pleitear um aumento de salário, conquistar um novo amor, comprar uma casa nova, etc, você está exercitando a sua força de vontade.
A força de vontade é o instrumento do agir. Ela deriva do que alguns estudiosos chamam de instinto e desenvolve mecanismos para que você consiga conquistar seus objetivos e ideais; desenvolve a iniciativa própria.
A força de vontade, aliada à inteligência, é um grande instrumento; é um impulso comandado pelo apelo do querer, das necessidades mentais…
Mas, a força de vontade pode ser sufocada ou inibida por repressões, decepções, comodismo, falta de estímulo ou de motivação…
Um exemplo são os gordinhos compulsivos…
Eles precisam emagrecer porque comem demais e o que não devem, mesmo sem fome ou apetite. Mas não conseguem. Falta força de vontade…
Mas, quando eles recebem um estímulo que desperta o “querer” emagrecer, eles acionam a força de vontade e conseguem.
A força de vontade pode ser acionada a qualquer tempo para entrar em ação, sempre que você estiver motivado ou estimulado. Ela pode trazer a disciplina e o sucesso…
Concluindo: força de vontade é o poder de ação do querer, projetando o ser para o movimento.
Por: Paulo Zabeu