A FELICIDADE DE AMAR É CONTEMPLAR A NATUREZA E SENTIR AS VIBRAÇÕES DA FORÇA CRIADORA QUE SE ESPALHA PELO UNIVERSO INFINITO, QUE EM UNIÃO COM A MATÉRIA CÓSMICA POSSIBILITA QUE A EVOLUÇÃO SEJA O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DO UNIVERSO.

- COMPARTILHE A FELICIDADE -

ALEGRIA DAS REFEIÇÕES

A hora das refeições deve ser, para toda a família, uma hora de alegria, de paz e de felicidade.

A reunião da família em volta da mesa, no almoço ou no jantar, deve ser animada por uma conversa alegre e boa disposição física e mental.

As impressões e conversas agradáveis favorecem a atividade das glândulas digestivas, enquanto as desagradáveis prejudicam-na. Um desgosto faz perder o apetite; o susto faz a comida permanecer na boca; uma emoção provoca a contração do estômago.

Toda doença se liga direta ou indiretamente ao funcionamento do estômago e, do seu bom funcionamento, depende o bom funcionamento do organismo. Qualquer excitação dos centros nervosos, em ambiente de alegria ou tristeza, transmite-se imediatamente ao estômago. Os seus reflexos são quase sempre inconscientes, daí a razão por que as doenças afetam o mesmo e ficam às vezes ocultas durante anos, apresentando-se, então, uma simples azia, uma dispepsia, quase sempre de origem nervosa e, por último, a úlcera do estômago, do duodeno e o câncer!

Para que o estômago possa bem receber os alimentos, digerindo-os com facilidade, auxiliado pelo suco gástrico, é necessário que as refeições se façam com calma e sem preocupações, mau humor ou revolta. Basta um pensamento triste para frear e interromper a digestão. O suco gástrico sofre uma influência considerável do nosso estado psíquico. Enquanto a alegria e o bom humor o movimentam e ativam, a tristeza e os maus pensamentos suprimem a sua atividade.

 A conversação à mesa deve ser leve; não se devem abordar assuntos sérios, que dêem trabalho ao raciocínio, para que o sangue que deve convergir para o aparelho digestivo não seja desviado para o cérebro.

Durante as refeições não se deve ler, nem se preocupar com as dificuldades que possam haver. Não se deve falar sobre doenças, mortes, infortúnios ou desastres. Ouvir programas de rádio ou televisão também é condenável, a não ser um programa musical de escolhidas peças, harmoniosas e suaves. A música conserva o equilíbrio do espírito, torna o ambiente sereno e calmo, dissipa as perturbações e a desordem mental.

 Um outro hábito condenável, anti-higiênico e até repulsivo é o de fumar, durante ou após as refeições. O fumo, como o álcool, entorpece a mente e perturba a digestão.

 Sejamos alegres às refeições! É este o único momento em que toda a família está reunida. Nesta hora de deleite físico, deve haver verdadeira harmonia espiritual. As brigas, os queixumes, as repreensões, as “caras amarradas”, nesse momento, devem cessar, proporcionando a todos um ambiente alegre e feliz.

Onde reinam a alegria e a felicidade não há doenças nem perturbações. A alegria é a melhor medicina de um lar.

ALEGRIA NAS REFEIÇÕES
Dr. João Baptista Cottas

Fonte:
Noções de Racionalismo Cristão - Dr. João Baptista Cottas
http://antaoluz.blogspot.com/2012/01/nocoes-de-racionalismo-cristao-dr-joao.html