A força relacional é praticamente instintiva na espécie humana.
Os animais têm seus companheiros, porém de forma primitiva. Os bandos são movidos pela ética da sobrevivência: tudo o que fazem tem a finalidade de defender a vida e garantir a perpetuação da espécie. Um animal ataca o outro quando se sente ameaçado física ou territorialmente. O que vale é a lei do mais forte.
A doutrina Racionalista Cristã orienta o ser humano a desenvolver tanto a intelectualidade, através dos estudos acadêmicos, como também a espiritualidade, através do uso incansável das atitudes morais no cotidiano do ser, ou seja, aquelas atitudes que levem em conta o bem da pessoa e de toda a sociedade.
Não adianta o ser humano desenvolver só a inteligência, pois assim como a força física, pode ser usada tanto para o bem como para o mal.
É inegável que o grande traficante de drogas é inteligente, porém falta-lhe a moralidade amalgamada no seu ser; estaria em tal condição, conforme a doutrina Racionalista Cristã, vinculada ao grau de espiritualidade adquirido nas sucessivas encarnações, arcando o indivíduo, portanto, com as responsabilidades de seus atos, perante si, o que levará a terríveis sofrimentos quando no seu mundo de estágio espiritual e nas próximas encarnações, até que a moral seja apreendida em níveis correspondentes à continuidade da sua evolução.
É fundamental que os pais, através dos exemplos de vida, minuciosamente observados pelos seus filhos desde tenra idade, assim como os aconselhamentos, sejam fartos de conteúdo moral, permitindo a apreensão pelo ser, desde pequenino; já que acreditamos num certo “potencial para o bem” que já acompanha o pequeno ser desde o nascimento e deve ser fomentado, incentivado sempre e sempre pelos pais, assim como os responsáveis pela formação dos pequeninos até a maioridade!
A filosofia de vida é importantíssima neste processo de formação da moral e ética social e a doutrina Racionalista Cristã, possui as orientações necessárias aos seres de boa vontade, desejosos de praticarem o bem, para viverem uma jornada terrena de excelência.
Flavio Faria reforça também, a pertinência de se fazerem acompanhar, nas atividades cotidianas, com a presença da musicalidade suave no ar, de excelência, encontrada também na webrádio mantida pelo Racionalismo Cristão, que pode ser sintonizada no endereço eletrônico www.radioarazao.com.br.
O feto, quase sempre, é produto do amor entre duas pessoas. Depende totalmente da mãe para se desenvolver. Mesmo depois, fora do útero, a criança prossegue dependendo integralmente da mãe ou de seus substitutos. À medida que cresce e vai se tornando auto-suficiente, ela conquista aos poucos sua independência.
A arte de ser mãe e pai é desenvolver os filhos para se tornarem independentes e cidadãos exemplares do mundo.
Quanto mais competentes os pais forem nesta missão, menos necessários eles se tornarão para os filhos, e o vínculo afetivo será mantido eternamente, em nome da saudável integração relacional.
Gente Gosta de Gente
Por Flavio Faria
Fonte: Livro: Filhos um projeto de educação racional para crianças e adolescentes.
Conheça também o blog de Flavio Faria
100 anos do Racionalismo Cristão