A FELICIDADE DE AMAR É CONTEMPLAR A NATUREZA E SENTIR AS VIBRAÇÕES DA FORÇA CRIADORA QUE SE ESPALHA PELO UNIVERSO INFINITO, QUE EM UNIÃO COM A MATÉRIA CÓSMICA POSSIBILITA QUE A EVOLUÇÃO SEJA O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DO UNIVERSO.

- COMPARTILHE A FELICIDADE -

GENTE GOSTA DE GENTE

O ser humano nasce predisposto a ter companheiros. Nossa condição ao nascer é de total dependência da mãe. Nascemos já nos relacionando com nossos geradores e cuidadores. Nenhum ser humano é indiferente a outro ser humano. Ele se aproxima, agride, finge não ligar ou se afasta, mas percebe sua presença sempre!

A força relacional é praticamente instintiva na espécie humana.

Os animais têm seus companheiros, porém de forma primitiva. Os bandos são movidos pela ética da sobrevivência: tudo o que fazem tem a finalidade de defender a vida e garantir a perpetuação da espécie. Um animal ataca o outro quando se sente ameaçado física ou territorialmente. O que vale é a lei do mais forte.

A doutrina Racionalista Cristã orienta o ser humano a desenvolver tanto a intelectualidade, através dos estudos acadêmicos, como também a espiritualidade, através do uso incansável das atitudes morais no cotidiano do ser, ou seja, aquelas atitudes que levem em conta o bem da pessoa e de toda a sociedade.

Não adianta o ser humano desenvolver só a inteligência, pois assim como a força física, pode ser usada tanto para o bem como para o mal.

É inegável que o grande traficante de drogas é inteligente, porém falta-lhe a moralidade amalgamada no seu ser; estaria em tal condição, conforme a doutrina Racionalista Cristã, vinculada ao grau de espiritualidade adquirido nas sucessivas encarnações, arcando o indivíduo, portanto, com as responsabilidades de seus atos, perante si, o que levará a terríveis sofrimentos quando no seu mundo de estágio espiritual e nas próximas encarnações, até que a moral seja apreendida em níveis correspondentes à continuidade da sua evolução.

É fundamental que os pais, através dos exemplos de vida, minuciosamente observados pelos seus filhos desde tenra idade, assim como os aconselhamentos, sejam fartos de conteúdo moral, permitindo a apreensão pelo ser, desde pequenino; já que acreditamos num certo “potencial para o bem” que já acompanha o pequeno ser desde o nascimento e deve ser fomentado, incentivado sempre e sempre pelos pais, assim como os responsáveis pela formação dos pequeninos até a maioridade!

A filosofia de vida é importantíssima neste processo de formação da moral e ética social e a doutrina Racionalista Cristã, possui as orientações necessárias aos seres de boa vontade, desejosos de praticarem o bem, para viverem uma jornada terrena de excelência.

Estão aí as dezenas de obras disponíveis gratuitamente pela Internet, através da página já mencionada www.racionalismocristao.org ou então para serem adquiridos em qualquer uma das Casas Racionalistas Cristãs espalhadas pelo planeta.

Flavio Faria reforça também, a pertinência de se fazerem acompanhar, nas atividades cotidianas, com a presença da musicalidade suave no ar, de excelência, encontrada também na webrádio mantida pelo Racionalismo Cristão, que pode ser sintonizada no endereço eletrônico www.radioarazao.com.br.

O feto, quase sempre, é produto do amor entre duas pessoas. Depende totalmente da mãe para se desenvolver. Mesmo depois, fora do útero, a criança prossegue dependendo integralmente da mãe ou de seus substitutos. À medida que cresce e vai se tornando auto-suficiente, ela conquista aos poucos sua independência.

A arte de ser mãe e pai é desenvolver os filhos para se tornarem independentes e cidadãos exemplares do mundo.

Quanto mais competentes os pais forem nesta missão, menos necessários eles se tornarão para os filhos, e o vínculo afetivo será mantido eternamente, em nome da saudável integração relacional.

Gente Gosta de Gente
Por Flavio Faria
Fonte: Livro: Filhos um projeto de educação racional para crianças e adolescentes.
Conheça também o blog de Flavio Faria
100 anos do Racionalismo Cristão