A FELICIDADE DE AMAR É CONTEMPLAR A NATUREZA E SENTIR AS VIBRAÇÕES DA FORÇA CRIADORA QUE SE ESPALHA PELO UNIVERSO INFINITO, QUE EM UNIÃO COM A MATÉRIA CÓSMICA POSSIBILITA QUE A EVOLUÇÃO SEJA O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DO UNIVERSO.

- COMPARTILHE A FELICIDADE -

PRIMEIROS PASSOS NA EVOLUÇÃO DO HOMEM

Introdução

Com a evolução da partícula de força pelos três reinos da natureza, chegou ela à condição de homem racional (espírito). É esse fator que nos difere dos animais irracionais que apresentam uma capacidade ainda muito rudimentar em relação a nossa que é mais ampla, abrangente e dotada de faculdades espirituais. E, é no espírito onde estão essas faculdades, atributos inerentes ao Todo, portanto é por meio desses atributos que o gênero humano se serve para criar, transformar e inventar.

Todavia, é pelo pensamento que o ser humano atrai os bons e repele os maus pensamentos, assim é através dos bons pensamentos, que o espírito se utiliza do atributo espiritual da vontade firme, e chega aonde tem de chegar, então, quando o pensamento estiver intimamente ligado ao atributo da vontade, se constitui numa força poderosíssima capaz de transformar uma simples ideia numa emocionante realidade.

Exemplos que atestem a capacidade inventiva do Homem não faltam. Nem sempre a necessidade foi a "figura mater" de todas invenções. Mas talvez os inventos concebidos a partir dela tenham sido os mais instigantes, produtivos e revolucionários, ou ainda, tenham tido muito maior desdobramento, resultando em outras grandes idéias e inventos.

Temos aqui, abaixo, alguns exemplos frisantes e fundamentais que determinam a capacidade do Homo sapiens: O início e a consolidação do raciocínio.

Roda

Notamos o exemplo da roda. Há quem afirme que é uma das maiores invenções da humanidade. Foi uma invenção de primeira importância, não só porque promoveu uma revolução no campo dos transportes e da comunicação, mas também porque a roda, com diferentes modificações, passou a fazer parte de numerosos mecanismos e contribuiu para o impulso ao progresso humano.

Ela está em toda parte, tornou-se tão comum no nosso dia a dia que nós nem nos lembramos que, antes dela, a vida era muito dura, sua origem é incerta. O mais antigo exemplo foi encontrado na Mesopotâmia - onde hoje é o Iraque -, e sua idade é calculada em mais ou menos 55 mil anos. Acredita-se que, com esta descoberta, o homem tenha ganho velocidade em tudo.

Fogo
O que seria de nós se não houvesse o fogo? Pois bem, segundo alguns antropólogos, o homem passou a ser um animal especial quando dominou o fogo. Pode-se dizer que o domínio do fogo foi o primeiro passo para a construção de ferramentas e armas.Qualquer bicho (animal irracional) teme e repugna o fogo. Assim, o fogo oferecia proteção contra os animais selvagens que atacavam os homens primitivos. Uma fogueira ardendo em chamas mantinha os predadores afastados, o que era uma vantagem aos primitivos.

A partir da Idade da Pedra, o domínio do fogo deu um enorme impulso à humanidade, através dele os homens se juntaram para se aquecerem e contemplar o universo, assim começou todas as contemporizações, mitos, medos e lendas, muitas das quais absurdas, porém muito criativas.

Inicialmente o fogo para o homem primitivo foi um desastre pela ameaça que a ele representou, até o seu domínio e armazenamento. Portanto, foi a primeira fonte de energia natural descoberta, depois conscientemente controlada e utilizada pelo homem. Quase tudo que é moderno se baseia em calor e eletricidade. O carro necessita da faísca para queimar o combustível; o fogão para preparar a comida.

Estudos recentes dos povos primitivos indicam que a produção de fogo pelo Homem erectus, o ancestral imediato do homem moderno, só aconteceu no período neolítico, cerca de 7 mil anos AC, quando o Homem erectus descobriu uma maneira de produzir faíscas, através do atrito de pedras ou pedaços de gravetos de madeiras.

Para produzir o fenômeno, tentou diferentes tipos de pedras, até se decidir pelas melhores, como sílex e as piritas. A bem dizer, o homem só conseguiu uma forma realmente prática para acender o fogo com a invenção do fósforo; também novas ideias e tecnologias permitiram que o homem criasse outros meios para isso, como o isqueiro e o acendedor de fogão.

O fogo não foi precisamente inventado, mas, sim, "descoberto". Afinal, ele existe e sempre existiu na natureza e o que o homem fez foi apenas arranjar um meio de fazê-lo quando quisesse e preciso fosse.

Escrita

A escrita abriu a possibilidade de compartilhar ideias, pensamentos e conhecimentos entre as pessoas em geral. Foi o meio pelo qual o homem conseguiu se entrosar, participar e, assim, expressar seus sentimentos, seus pensamentos.

Com o passar dos tempos, pôde o homem, graças ao seu esforço na luta pela sobrevivência, descobrir, inventar e acumular experiências que se transformaram em conhecimentos, permitindo aos seus posteriores aprimorar conceitos dos mais variados assuntos e formas.

A invenção da escrita ocorreu há dezenas de milhares de anos, apesar de ter-se consolidado há cerca de 3 mil anos. A construção de palavras e a formação de conceitos uniram os humanos em grupos. A fala acelerou a transmissão de informação e possibilitou um método de ensino mais rápido. Os registros eram representados por caçadas e coisas da vida cotidiana que eram pintados cuidadosamente nas cavernas. Mais tarde, transformaram-se em letras.

A imprensa

Imagine se não tivéssemos a imprensa. Não teríamos como nos comunicar de forma escrita. Não teríamos livros e os conhecimentos formulados iriam se perder ou sofrer mudanças na sua estrutura. Principalmente, não teríamos como repassar às gerações vindouras as fontes de saberes, muita das quais cheias de informações importantes que as notificariam de fatos e acontecimentos marcantes.

A imprensa surgiu para facilitar o processo de cópia, o que era um problema gigantesco no passado, porque a cópia era o meio de perpetuar o conhecimento e os escritos eram restritos à realeza e aos monastérios, onde os escribas copiavam noite e dia sem parar. O processo de cópia realizado pelos escribas, além de demorado e caríssimo, nunca ficava perfeito.

A invenção da imprensa, no entanto, foi dada ao alemão Johannes Gutenberg, viveu entre 1398 – 1468, sua ideia foi substituir as pranchas xilográficas por caracteres móveis de madeira, depois pelo cobre e, finalmente, pelo aço. A impressão já vinha sendo feita há séculos pelos chineses e por outros povos do Oriente Médio, mas o alemão Gutenberg é considerado oficialmente o inventor da imprensa, variando entre o ano de 1436 e 1452.

Limpeza Psíquica - Abrindo o caminho da espiritualidade
Limpeza Psíquica
O Racionalismo Cristão é doutrina filosófica de caráter espiritualista. Explana princípios que ajudam o ser humano a se regenerar de seus maus hábitos e fornece meios para que ele se esclareça sobre o que seja a vida na Terra e a razão de nela estar.

Vale assinalar que em todas as religiões existem pessoas valorosas e muito lutam pelo bem-estar da humanidade, tudo depende da própria criatura, porque cada um é cada um. A criatura, não sendo fanática, observa a vida por um ângulo mais amplo, age com prudência e observa nas outras criaturas qualidades que às vezes ela não tem, assim vão aprendendo com as lições da vida, no meio heterogêneo em que vive.
Portanto, não importa que um espírito em vida física tenha vivido num ambiente dogmatizado, por exemplo o catolicismo, o importante é levar uma vida correta, e ao desencarnar como um espírito liberto da matéria, dentro de uma Casa Racionalista Crista, ou na prática da limpeza psíquica, esse espírito estará envolto por almas boníssimas que o conduzirão ao seu mundo de luz, almas que quando encarnadas, possivelmente, muitas delas também foram católicas, entre elas podemos incluir o Padre Antônio Vieira, fundador astral desta Doutrina o Racionalismo Cristão.

Os fluidos do Astral Superior, que são espargidos nestas correntes, através das reuniões públicas realizadas três vezes por semana. Não há milagres e nem proteções, há sim, ação do bem contra o mal. Conforme pensares, assim serás, dizia Cristo. Se a tua assistida continuar pensando nas dores do corpo vai continuar a ter as mesmas dores, porque pensar é atrair. É preciso ter vontade própria, reagir às fraquezas, fazer as irradiações às 7 e às 20 horas, todos os dias”. Ulysses Cláudio Pereira
O Padre Antônio Vieira foi o homem de confiança do rei de Portugal, que nada fazia sem primeiro consultá-lo, ao tomar decisões. Ele tinha amor pelo Brasil, como tinha por Portugal, sua terra natal. Foi um espírito valente, preparado e, sem dúvida, uma das maiores culturas da época. Sua obra contém 25 volumes e tem 250 sermões. Estudando essa obra, nas suas entrelinhas, observará o que é a espiritualidade, o que é um espírito forte, valente e esclarecido. .

Diz a História que ele veio para ser o segundo Cristo. Só não foi levado à fogueira, porque temiam as consequências que poderiam ocorrer na época. Mas, mesmo assim, ficou encarcerado num cubículo escuro e sem higiene durante dezesseis meses. Depois que desencarnou em Salvador, na Bahia, partiu para o Astral Superior e lá trabalhou 213 anos para conseguir implantar a Doutrina Racionalista Cristã no planeta Terra. Está em Santos a primeira Casa Racionalista Cristã do mundo, por isso a chamamos carinhosamente Berço do Racionalismo Cristão.

"Que trabalho realizou Antônio Vieira! O importante é a maneira de a criatura se conduzir, tendo caráter, sendo digna, valorosa, sabendo respeitar e amar o seu semelhante. Ela está no caminho da espiritualidade". Ulysses Cláudio Pereira.

A loucura é uma doença psíquica
Limpeza Psíquica
"O saudoso mestre Luiz de Mattos, no início da implantação da Doutrina Racionalista Cristã, demonstrou à ciência médica que a loucura é uma doença psíquica, que não existe doença material na loucura. Ele retirou da Casa de Saúde Dr. Eiras, no Rio de Janeiro, por ordem médica, quatro loucos reconhecidamente incuráveis. Isolou-os e estabeleceu uma disciplina de horários para tudo. Tratou-os com amor, dentro da Casa Racionalista Cristã; depois convocou uma junta médica do hospital de onde foram retirados, e os médicos constataram que os quatro loucos estavam normalizados. Luiz de Mattos entregou-os à sociedade. Assim fez o saudoso mestre. Comprovou que a loucura é uma doença psíquica". Ulysses Cláudio Pereira.

Conclusão
A história da humanidade registra muitos inventos que marcaram um efetivo avanço da evolução do homem, podemos citar por exemplo: os números, o tijolo, a telha, o calendário, o astrolábio, o telefone, e ou vacinas a favor da saúde. Assim como houveram grandes pensadores que contribuíram para que o homem movimentasse o seu pensamento, construindo as suas virtudes e valores.

Hoje, estamos na era das comunicações e a contribuição é maior por conta do micro computador nos lares facilitando a vida material de toda a humanidade.

Mas temos a principal codificação racional e científica que nos eleva, que nos ensina a descobrir os porquês dos porquês, que é a Doutrina Racionalista Cristã, fundada por Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz que nos abre todos os horizontes da espiritualidade, a descoberta de nós mesmos como Força e Matéria, razão de nosso viver neste Planeta Escola.

Primeiros passos na evolução do homem
Diego Garcia Leite e Ulysses Cláudio Pereira
Colaboração na revisão e edição: Wilson Candeias