A FELICIDADE DE AMAR É CONTEMPLAR A NATUREZA E SENTIR AS VIBRAÇÕES DA FORÇA CRIADORA QUE SE ESPALHA PELO UNIVERSO INFINITO, QUE EM UNIÃO COM A MATÉRIA CÓSMICA POSSIBILITA QUE A EVOLUÇÃO SEJA O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DO UNIVERSO.

- COMPARTILHE A FELICIDADE -

FELICIDADE EGOÍSTA

Dr. Tiba atenta para as pessoas que desfrutam esse tipo de felicidade, buscando atender somente às próprias necessidades e vontades. É um bem estar primitivo, quase vegetal, pois leva em conta apenas a própria sobrevivência. Suga todos os nutrientes do solo, enquanto se espalha para pegar o máximo de luz, mesmo que com isso abafe outras plantas.

Conseguirá, desta forma, apenas e tão somente um prazer momentâneo, pois desprovido do conteúdo ético-moral necessário, logo, esta falha de planejamento se fará sentir, através dos dissabores advindos de tal ou tais gestos.

Uma criança muito pequena, naturalmente, busca esse tipo de felicidade, porque nessa fase de desenvolvimento o egocentrismo é natural. Aos poucos, à medida que vai descobrindo as demais pessoas, ela supera a necessidade de ser o centro do mundo e se interessa mais pelos outros.

Aos oito meses, aproximadamente, o bebê costuma estranhar pessoas que não pertençam ao seu cotidiano e pode até chorar diante delas.

Quando um filho usa drogas, também está buscando a felicidade egoísta. Só ele sente o efeito prazeroso da droga, sem se preocupar com os prejuízos que ela provoca, com o sofrimento dos pais e das pessoas que o amam.

Quando os pais “sofrem” de felicidade egoísta, estão educando os filhos pelo “como somos” a também serem egoístas.

Novamente, Flavio Faria enfatiza, através da exemplificação fornecida, da necessidade dos bons exemplos de conduta, como sendo obrigação dos pais, no processo de formação educacional dos filhos.

A doutrina Racionalista Cristã, através de um método na vida simples de ser seguido e eficiente, codificado em suas obras literárias, uma vez adotado pelos pais, abreviarão muitos dissabores pelos quais os desavisados podem passar em suas jornadas aqui na Terra.

Felicidade Egoísta
Por: Flavio Faria
Fonte: Livro: Filhos um projeto de educação racional para crianças e adolescentes.
Conheça também o blog de Flavio Faria
100 anos do Racionalismo Cristão
http://100anosdorc-flaviofaria.blogspot.com/